sábado, 20 de julho de 2013

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM COMPROMISSO SOCIAL COM A EDUCAÇÃO

Nossa escola está de parabéns, assim como nossos professores e funcionários que estão comprometidos com a educação e sua formação. Um agradecimento especial a todos os professores da escola que dedicaram-se a essa semana de formações na escola e fora dela. Isso com certeza contribui para que nossos alunos possam ter cada vez mais avanços e qualidade de ensino.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM JULHO 

®Justificativa elaborada pela Supervisora Andréa De Carli (Escola Monte Líbano) e compartilhado com as Escolas Henrique Farjat e Machado de Assis.

Período de formação: 15/07 à 19/07

JUSTIFICATIVA

 No dia a dia na escola, nessa rotina de práticas pedagógicas o professor, personagem desse processo, cria-se em narrativas simbólicas que vão se encaminhando de acordo com circunstâncias que surgem por escolha ou por provocações. A oportunidade aqui sugerida é compreender a realidade também pela ótica da teoria. Pensar e expandir as percepções prévias, com um olhar de pesquisador para o dia-a-dia na escola, num solo lavrado por teóricos e atores escolares, onde poderão fornecer ferramentas para abarcar as probabilidades de modificações e contribuições para a formação do professor.

"É importante perceber que as pessoas não nascem necessariamente inovadoras ou conservadoras. Pessoas certinhas durante muitos anos, podem sentir-se pressionadas interna ou externamente para mudar e assumem novos posicionamentos e vemos também o contrário: profissionais que são pró-ativos e inovadores durante alguns anos e que depois se desencantam e desistem. Enquanto alguns, na fase adulta e na velhice, seguem evoluindo e inovando, outros, parece que se encolhem, que desanimam, que não acreditam mais e se fecham, refluem, se desmotivam. É um mistério como pessoas que tiveram as mesmas oportunidades profissionais, que fizeram carreiras iguais, assumem ao longo da vida posturas tão diferentes e com resultados de realização pessoal e profissional tão antagônicos. Hoje precisamos urgentemente de muitos profissionais humanistas inovadores, que tragam contribuições, motivação e esperança, com os que possamos contar para novos projetos e desafios. Estamos numa fase de grandes mudanças e não podemos demorar demais para aprender a implementá-las. Por isso é tão importante investir em uma educação humanista, de qualidade, que valorize os inovadores e os criativos." (MORAN, 2009) 

 Os professores repassam aos alunos diariamente uma gama de informações por meio de temas e problemas, ligando-os as pessoas, fatos e a sociedade como um todo. Essa informação precisa ser ressignificada através de estratégias e coerência pedagógica que permitam ao aluno transformar todas essas informações em conhecimento. As circunstâncias pessoais se cruzam e emergem problemas sociais e pessoais de todos os tipos. E a partir desse contexto, um lugar próprio que permite olhar para o fazer cotidiano de seus sujeitos, buscamos entender de que forma a formação dos professores na própria escola pode contribuir e fornecer subsídios para uma qualificação do processo de ensino e aprendizagem. 

"Ensinar sempre será complicado pela distância profunda que existe entre adultos e jovens. Por outro lado, essa distância nos torna interessantes, justamente porque somos diferentes. Podemos aproveitar a curiosidade que suscita encontrar uma pessoa com mais experiência, realizações e fracassos. Um dos caminhos de aproximação ao aluno é pela comunicação pessoal de vivências, estórias, situações que o aluno ainda não conhece em profundidade. Outro é o da comunicação afetiva, da aproximação pelo gostar, pela aceitação do outro como ele é e encontrar o que nos une, o que nos identifica, o que temos em comum. Um professor que se mostra competente e humano, afetivo, compreensivo atrai os alunos. Não é a tecnologia que resolve esse distanciamento, mas pode ser um caminho para a aproximação mais rápida: valorizar a rapidez, a facilidade com que crianças e jovens se expressam tecnologicamente ajuda a motivar os alunos, a que queiram se envolver mais. Podemos aproximar nossa linguagem da deles, mas sempre será muito diferente. O que facilita são as entrelinhas da comunicação lingüística: a entonação, os gestos aproximadores, a gestão de processos de participação e acolhimento, dentro dos limites sociais e acadêmicos possíveis." (MORAN, 2009) 

Justifica-se a proposta pedagógica por compreendermos que esta formação se dá no intercâmbio de ideias dos diversos atores da escola, em um ambiente que é atravessado por atrativos e desafios, e permite emergir debates que possibilitem a reflexão e planejamento para novas ações. Abre espaço também para que todos os professores da escola envolvam-se na formação, trazendo à tona seus conhecimentos implícitos, suas linhas de pesquisa e para que todos na escola possam enfrentar os desafios que se colocam no contexto contemporâneo de significativas mudanças.
_____________________________________________________________
PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA MONTE LÍBANO

Segunda-feira - dia 15/07
Formação de professores e funcionários no Educandário São João Batista.
  • Usos corretos da Internet
  • Perigos da Internet
  • Pesquisa na Internet
  • Construção e Manutenção de um Blog
Um agradecimento especial a Berta e a Franciele que com paciência e dedicação trabalharam com nossas professoras e funcionárias nesse dia.

Acessem mais fotos da formação no Educandário, clicando aqui.

Terça-feira - dia 16/07 (manhã e tarde)
Quarta-feira - dia 17/07 (tarde)
Formação de professores na UNIRITTER


Um agradecimento muito especial a Universidade UNIRITTER que prontamente respondeu ao nosso pedido e através do incansável trabalho da Profª Ana Cristina Rangel e um grupo de formadores e palestrantes fantásticos, que proporcionaram à várias escolas esses dois dias de formação.
 
Professoras da escola na palestra
Dinâmica e palestra de abertura realizada pela Profª Maria Beatriz Titton
Profªs. Janice e Maria Ignez na oficina de Jogos digitais

Quarta-feira - dia 17/07 (manhã)
Formação de professores na escola.
Video e debate sobre o seminário. Material enviado pela 1ª CRE.
O dia de formação teve início com uma confraternização entre os professores da área e cat.

Quinta-feira - dia 18/07
Formação de professores participantes do PNAIC.

Um comentário:

  1. Você estudou ou foi professor no Monte Líbano entre os anos 75/85? Participe do grupo de ex alunos !

    https://www.facebook.com/groups/283384639320608/?ref=share

    ResponderExcluir